domingo, maio 23, 2010

I Seminário de Futsal do CS São João!!!

No passado Sábado, dia 22 realizou-se em Pé-de-Cão o primeiro Seminário de Futsal que contou com ilustres convidados que realizaram um saudável e interessante debate sobre a realidade do futsal em Portugal e argumentaram sobre o melhor caminho para o futuro do mesmo.
Após a abertura das hostes pelo presidente da Instituição Sr. Alcides Lopes e pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo, Sr. Antonino Moura Antunes, A palestra foi iniciada pela seleccionadora Nacional Feminina de Futebol de 11, a Prof. Mónica Jorge, “filha de Terra” como foi carinhosamente chamada, falou essencialmente sobre dinâmicas de grupo, motivação e formas de a transmitir aos jogadores, contando um pouco mais sobre a sua experiência no seio da selecção Nacional. Seguiu-se a arbitragem… o árbitro conimbricense Nuno Bogalho e o aveirense e Internacional Eduardo Coelho deram-nos a conhecer um pouco mais sobre as dificuldades do seu trabalho num jogo de futsal. Miguel Tente e André Matos, treinador e atleta do CS São João respectivamente, falaram de uma forma breve sobre a realidade do futsal e deram a sua opinião relativamente a vários temas que foram sendo abordados e questionados, ou não fossem eles duas personalidades com basta experiência no futsal.
Para terminar o momento grande do seminário, com a chegada do Seleccionador Nacional Orlando Duarte. Sempre bem humorado e aberto à comunicação, o Seleccionador respondeu a todas as questões e abordou todos os temas sem rodeios, deixando no ar a ideia que muita coisa terá que mudar no futsal português para que este se possa tornar numa modalidade melhor, mais evoluída e que aproveite o grande crescimento que teve.
O seminário terminou com o jogo amigável entre os seniores do CS São João e a equipa nortenha do Amanhã da Criança. Num jogo bem disputado, os comandados de Miguel Tente acabaram por vencer por 6-4, como golos de William (2), Rúben, André Matos, Cidinho e Daniel. A equipa da Maia apresentou-se com uma equipa muito jovem mas recheada de bons talentos e a praticar um futsal de bom nível.
Em suma, o seminário foi uma saudável troca de ideias, opiniões e argumentos com que todos os presentes, essencialmente a “família” do São João, ficaram a ganhar… Agradecer desde já a presença de todos os convidados e dos espectadores e deixar no ar a ideia que organizações como esta devem ser repetidas e incentivadas, para bem do futsal conimbricense e português.