segunda-feira, abril 30, 2007

Nova vitória: ABC Nelas - 4 CS São João - 5

Num jogo muito disputado e com bons interpretes de ambos os lados, acabou por vencer o conjunto mais eficaz, perante uma dupla de arbitragem que complicou em demasia.


No Pavilhão Municipal de Nelas, a nossa equipa alinhou com:

Cinco Inicial: Rafa, Vitó, Cidinho (1), Luís Balhau (C) e Jorge Costa;
Suplentes: Afonso, André Silva, Daniel, Gustavo Martins (4) e João Trindade;
Equipa Técnica: João Simões e Arlindo Matos;

Marcador: 0-1 (Gustavo), 1-1, Intervalo, 1-2 (Gustavo), 1-3 (Cidinho), 2-3, 2-4 (Gustavo), 2-5 (Gustavo), 3-5 e 4-5;

O jogo iniciou-se numa toada morna, com o São João a priviligiar a posse de bola e o Nelas a jogar fechado e tentando sair em rápidos contra-ataques. Nesta fase destaque para uma grande jogada entre Cidinho e Vitó, com o último a rematar de cabeça para uma grande defesa do guardião caseiro. Ficava dado o aviso para o que estava para chegar, ou seja, o golo da turma de Pé-de-Cão. Gustavo arrancou da linha para o meio e fuzilou autenticamente a baliza do Nelas, não dando quaisquer hipóteses de defesa. A perder a equipa da casa começou a pressionar um pouco mais, passando a criar maiores dificuldades na transição defesa-ataque do São João. Rafa começou a mostrar que estava numa tarde inspirada e foi negando todas as tentativas do Nelas. Já perto do intervalo e aproveitando uma perda de bola, Russo (o melhor dos da casa) fez o empate com um remate cruzado.
Na segunda parte o jogo melhorou com ambas as equipas à procura da vitória. Os árbitros começaram a complicar e a assistência enervou-se, transmitindo esse mesmo nervosismo para as quatro linhas. Gustavo respondeu da melhor forma às "bocas" da bancada e assinou mais um golo, e ainda assistindo Cidinho em bandeja de ouro para o terceiro. Apesar de aparentemente cansados, os jogadores do Nelas nunca deixaram de lutar, e reduziram novamente a diferença. O São João não se enervou e continuava muito eficaz, aumentando em poucos minutos a vantagem para 2-5, com golos do inevitável Gustavo em boas jogadas colectivas. O jogo parecia resolvido mas nada mais enganador. Quando já parecia não ter força para mais, o Nelas ainda reduziu para a margem mínima, colocando a assistência ao rubro. Foi então que a 40 segundos do fim, a dupla de arbitragem resolveu assinalar um penalti por suposto empurrão de Rafa a um adversário. O jovem guarda-redes não ficou nada convencido com a decisão da dupla aveirense e resolveu a partida com uma extraordinária defesa, escrevendo direito por linhas tortas.
Em suma, exibição com qualidade da nossa equipa perante um ABC de Nelas que nunca deixou de lutar e que tem alguns jogadores acima da média. De negativo apenas a tendencia da nossa equipa em nunca conseguir resolver os jogos sem tanto sofrimento, mas o importante mesmo foi a conquista dos três pontos num reduto muito dificil e antes da recepção ao ainda imbatível Freixieiro (Terça-Feira, 1 de Maio, às 17h). Quanto à dupla de arbitragem de Aveiro assinou uma actuação medíocre, com prejuízo para ambas as equipas. Nunca é demais lembrar que não cabe apenas aos treinadores o papel de formadores no desporto, também os árbitros devem ter uma atitude pedagógica para com os atletas, e não me parece que a amostragem de cartões por tudo e por nada seja a atitude mais correcta para a formação destes jovens, podendo muitas vezes ser substituída pelo diálogo, que por ventura terá resultados bem mais satisfatórios.