sexta-feira, junho 08, 2007

Balanço de uma época!!!!!!!

Terminada a época oficialmente, resta-me fazer um balanço pessoal e colectivo de tudo o que se passou esta temporada no Centro Social de São João.

Vou começar pelos juniores, projecto que abracei em Setembro a convite do Mister Arlindo Matos. Sem conhecer grande parte dos jogadores com que iria trabalhar aceitei este desafio, mesmo sabendo que seria diferente de tudo aquilo que até então havia experimentado. Aceitei e hoje estou certo que fiz a melhor escolha, pese embora as dificuldades, os sacrifícios, e os problemas que enfrentei ao longo da temporada. Encontrei um plantel com maus hábitos, com um passado bastante problemático, mas encontrei também um grupo com uma qualidade individual muito grande, talentos acima da média e miúdos com vontade de trabalhar, de aprender e principalmente de… VENCER!!!!!
O meu grande desafio era romper com o passado negativo que pairava nas cabeças dos jogadores, influências negativas e inibidoras da obtenção de qualquer sucesso desportivo ou mesmo na vida. Para ganhar uma equipa teria primeiro de limpar a cabeça dos atletas, de lhes fazer ver que acima deles próprios estava sempre a equipa, e que o bem da equipa seria sempre o bem deles. Custou, demorou, mas finalmente consegui e hoje a equipa de juniores do Centro Social de São João é Campeão Distrital de Juniores, venceu a Taça Distrital e na Taça Nacional apenas perdeu com o “grande” Freixieiro, alcançando um excelente 2º lugar na série B, ganhando experiência para novas participações e dignificando o futsal conimbricense e o próprio São João. Uma época inteira com apenas duas derrotas (ambas com o Freixieiro) e dois empates (Académica e Santa Clara fora) demonstram bem a regularidade e a evolução deste grupo, constituído por 7 jogadores juvenis e apenas um júnior de 2º ano.

Se este grupo não sofrer grandes alterações, se continuar a trabalhar com empenho e se mantiver o espírito vencedor que apresentou esta temporada, o futuro só poderá ser risonho para eles, e consequentemente para o São João… mais títulos estarão para vir, Distritais e… Nacionais.
Saio com a sensação de dever cumprido, satisfeito com o trabalho realizado e os títulos conquistados, valeu a pena, valeu muito a pena mesmo, mas há alturas na vida em que percebemos que um ciclo deve ser fechado, com a certeza porém de que esta equipa continuará a ser muito bem trabalhada e que contará sempre com a minha ajuda para tudo o que for necessário, serei o primeiro a festejar nas vitórias e o primeiro a “confortar” nas derrotas. FORÇA CAMPEÕES!!!!


Relativamente aos seniores a época foi marcante a todos os pontos, positivos e negativos. Começando pelos pontos negativos, o caso “Vitó” arrasou o grupo, só a coesão e o espírito de união existente evitou uma época desastrosa. Demos a volta, conseguimos uma série de 11 jogos sem perder, conseguimos provar que não merecíamos uma decisão tão dura e colocar novamente o São João a lutar por algo que nem era o objectivo da época, o certo é que estivemos na luta, até 3 jornadas do fim. Fica o sabor a pouco, a quem merecia mais e tinha qualidade para mais, mas a inexperiência e a falta de sorte em alguns jogos determinou o 6º lugar no final. Mesmo assim, é a melhor classificação de sempre nos nacionais, deixamos a imagem de uma equipa forte, determinada, disciplina, com muito talento e a praticar bom futsal, imagem bem diferente de alguns anos atrás. Onde quer que vamos jogar somos respeitados e estamos consolidados como equipa de nacional e não de distrital, esse que era o grande objectivo para esta temporada.
A nível pessoal não podia pedir mais, jogador mais utilizado e titular em todas as jornadas do campeonato. Juntamente com os meus colegas conseguimos tornar o São João uma das melhores defesas da 3ª divisão, e apesar de alguns momentos menos bons só posso considerar a época como muito positiva. Uma palavra final para o meu amigo Hugo Marques, voltou a ser um prazer trabalhar com ele e manteve sempre a luta pelo lugar na baliza bem acesa. Faltou-lhe alguma sorte em determinados momentos, mas nem isso lhe tira o mérito de uma época em que nunca deixou de me apoiar, mesmo não jogando, atitude que nem todas as pessoas conseguem ter, OBRIGADO!!!
A todos as pessoas que colaboraram ao longo da temporada o meu muito obrigado, e um até breve. Na próxima época cá estaremos de novo para levar o São João até à 2º divisão. Boas férias desportivas para todos. SÃO JOÃO, SÃO JOÃO, UNIÃO!!!!!!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tao e a descriçao d cada jogador dos juniores?
es um preguiçoso...lool
abraço

sábado, junho 09, 2007 5:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não é, nem nunca será, um jogo de futsal que irá fazer mudar a minha atitude perante a vida e a verdadeira palavra AMIZADE! Como tive oportunidade de te dizer pessoalmente iria e irei ser sempre a primeira pessoa a apoiar.te, quer nas alturas boas mas principalmente nas alturas menos boas. Nesta época é com grande orgulho k digo: fui colega/amigo do João!
Nunca mudes a tua maneira de ser e de estar em prol de algo, ou alguém,, pois quem nos valoriza tem que ser pelo que somos e não por aquilo que querem que sejamos.
Um grande e forte abraço deste teu amigo
h28dani

sábado, junho 09, 2007 12:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande João...!
parabens pelo excelente trabalho nos juniores,eu conheço os miudos e sei do que falas (muito bons jogadores,mania á mais)mas todos tem futuro.Equipa senior,muito bem,existe muita amizade e uniao dentro desse balneario que ajuda a ultrapassar as dificuldades.
abraço amigo para ti e para o S João.

domingo, junho 10, 2007 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que queres dizer com a imagem de anos anteriores, antes de chegares aí já o grande S. João era uma equipa várias vezes campeã e vencedora e com jogadores que jogavam com amor á camisola, sem necessidade de outras coisas, percebes...

quarta-feira, junho 13, 2007 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

toda a gente percebe o que podes querer dizer, mas nao digas o que nao sabes, o joao fez aquilo que talvez nenhum fez.

quinta-feira, junho 14, 2007 3:22:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home