segunda-feira, setembro 24, 2007

Pré-época dos Juniores!!!

Apesar de já não ser o treinador da equipa de Juniores, vou continuar a acompanhar o seu percurso, contando com a preciosa colaboração dos seus jogadores.
Para já publicamos a crónica de dois dos jogos da pré-temporada, a derrota em Freixieiro e a vitória frente ao Sport Conimbricense. Para trás fica a vitória por 6-1 sobre o CF Santa Clara.

AR Freixieiro - 6 CS São João - 2


Numa reedição do primeiro jogo da taça nacional, a nossa equipa saiu derrotada por 6-2,num encontro em que, pelo início, até parecia que iria ter uma história diferente.

No Pavilhão da Associação Recreativa Freixieiro, a nossa equipa alinhou da seguinte maneira:

Equipa Titular: Afonso, Cidinho, Luís Balhau (cap.), Gustavo (1) e Deco.
Suplentes: Canhão, Rafa, Tiago, Gonçalo(1), Daniel, Canelas, Alecsander e André.

O jogo começou e apenas 10 segundos tinham passado e já o marcador funcionava. Gustavo aproveitou uma desconcentração da equipa de Matosinhos para fazer o primeiro golo do jogo. O jogo recomeçou e tornou-se claro que aquele lance tinha sido apenas um deslize. Mesmo assim, ainda dispusemos de algumas oportunidades para aumentar a vantagem mas não as aproveitámos. Após uns quantos minutos de ataque contra-ataque, o Freixieiro fez o empate. A nossa equipa acusou o golo, desconcentrou-se e deixou que os da casa fizessem o 2-1 num canto e o 3-1 numa jogada concretizada ao segundo poste. Perto do final da 1ª parte, Gonçalo reduziu a diferença no marcador.
Na segunda parte assistiu-se a uma exibição menos conseguida por parte do São João, facto que foi aproveitado pelo Freixieiro para aumentar a diferença no marcador até aos 6-2.Só nos últimos 10 minutos é que o São João se conseguiu recompor e voltar a disputar o jogo, não conseguindo no entanto fazer mais nenhum golo. Destaque ainda para os primeiros minutos do guarda-redes Rafa na época, recuperado de uma lesão grave.
Em suma, vitória justa do Freixieiro sobre uma equipa do São João que ainda tem 3 semanas para se preparar para a época 2007/2008,que todos esperamos que seja recheada de vitórias e títulos.

C.S. São João-5 S.C. Conimbricense-3

No terceiro jogo de pré-época, os juniores do Centro Social São João conseguiram uma vitória sobre uma equipa de juniores formada por jogadores que pertenceram na época transacta aos juvenis do Sport, vice campeões nacionais.

No pavilhão do Centro Social São João, a nossa equipa alinhou da seguinte maneira:

Equipa Titular: Afonso, Deco, Luís Balhau (cap.) (1), Gustavo (1) e Cidinho (1).
Suplentes: Canhão, Daniel (1), Canelas (1), Gonçalo, Alecsander e Tiago.

O jogo começou a bom ritmo. As equipas demonstraram levar a serio este jogo, apesar de ser de pré-época. A nossa equipa estava a realizar rápidas transições defesa-ataque, errando por vezes alguns passes que eram aproveitados pelo Sport para lançar o contra-ataque, alguns com bastante perigo. E se nesses lances de contra-ataque por parte do adversário, Renato Vaz era claramente o elemento em destaque, no que diz respeito a defender, Rafa e o guarda redes do Sport não lhe ficavam atrás. A nossa equipa começava a melhorar na posse de bola, e acabou por instalar-se no meio campo do adversário durante vários minutos. Após várias oportunidades, chegámos finalmente ao golo, através de Cidinho. No entanto, alguns minutos depois o Sport alcançou o empate, aproveitando um erro defensivo. O golo sofrido deu-nos alento e a partir daí tomamos conta do jogo. Gustavo fez o 2-1,Luís Balhau depois de interceptar um passe, isolou-se e fez o 3-1 e Daniel, acabadinho de entrar, flectiu da direita para o meio e fez uso do seu pé esquerdo para encerar a primeira parte com o marcador em 4-1.
Na segunda parte a nossa equipa baixou claramente de rendimento, desconcentrando-se aqui e ali. Os atletas do S.C. Conimbricense aproveitaram essa falta de agressividade defensiva e fizeram o 4-2 através de Renato Vaz. Pouco depois, Ivan isolou-se e reduziu para 4-3.Foi então que a nossa equipa acordou e Canelas, após ter sido isolado por Alecsander, rematou sem hipótese para o 5-3 final.
Beira-Mar-2 São João-3

No último teste fora, e com a condicionante de termos apenas um jogador para rodar na equipa (não contando com os 2 guarda-redes), acabamos por levar a melhor frente a um adversário difícil.No pavilhão do SC Beira-Mar, a nossa equipa alinhou da seguinte maneira:

Equipa Titular: Afonso, Cidinho (1), Gustavo (1), Deco e Daniel.
Suplentes: Canhão e Gonçalo (1).

Por vários motivos, a nossa equipa apresentou-se claramente desfalcada em Aveiro. Começamos mal o jogo, com muitas perdas de bola, pouca concentração e pouca ou nenhuma agressividade a defender. O Beira-Mar aproveitou essa passividade toda e fez o primeiro golo do jogo num lance que descreveu na perfeição o estado da nossa equipa, apáticos e claramente desconcentrados.
Após o golo, assistiu-se a outro São João, começamos a atacar mais e melhor, sem perder a noção do posicionamento quando chegava a altura de defendermos, até que, após uma reposição de bola na linha lateral, Gustavo mete na bola no meio, Deco devolve de primeira, e Gustavo “fuzila” a baliza do Beira-Mar. Estava feito o empate. Recomeçou a partida, e minutos depois mais uma infelicidade para a nossa equipa, o guarda-redes Afonso, que vinha a realizar uma excelente pré-época, lesionou-se e não voltou a entrar. Felizmente, a nossa equipa não se ressentiu, em grande parte graças a Canhão, que defendeu tudo que havia para defender na primeira parte. O jogo prosseguiu e após um remate defendido pelo guarda-redes do Beira-Mar, Cidinho não desistiu e acabou mesmo por fazer o golo, dando a vantagem ao São João pela margem mínima. Apesar de já estarmos na frente do marcador, não tiramos o pé do acelerador e após falharmos por várias vezes, Gustavo assistiu Gonçalo para este fazer o 3-1,resultado que se manteve até ao intervalo. Começou o segundo tempo e foi o Beira-Mar a entrar melhor. Os primeiros 10 minutos foram de domínio aveirense, e apesar de não fraquejarmos do ponto de vista da concentração, o cansaço já se começava a fazer notar. Os nossos ataques eram realizados através de iniciativas individuais e, exceptuando um ao outro lance, nunca eram de grande perigo. Perto do final os atletas de Aveiro chegaram mesmo a reduzir para 3-2,numa recarga após mais uma defesa de Canhão. Até ao fim não se voltou a assistir a grandes oportunidades de golo, o São João concentrou-se em ter a posse de bola e acabou por vencer este encontro onde a "raça" e a vontade de vencer foram determinantes.