segunda-feira, abril 12, 2010

"O São João faz da "União" a palavra de ordem!!!"

Joel Branco está a realizar o seu primeiro ano de sénior e também o primeiro ano no São João, após um inicio de época com alguns problemas físicos, a guardião natural de Maças de Dona Maria agarrou a baliza e tem sido um dos pilares do conjunto de Miguel Tente, contribuindo decisivamente para a liderança do São João.

O meu blog decidiu dar a conhecer um pouco mais do número 12 aos nossos visitantes e adeptos.


1 - Joel de forma resumida e para os menos atentos ao futsal, descreve-nos a tua carreira até este momento.
Pode-se dizer que a minha carreira ainda é curta no mundo do Futsal, isto porque só comecei a praticar a modalidade com 14 anos na ACREDEM (Maçãs de Dona Maria) onde joguei até ao meu segundo ano de júnior. Nesse mesmo ano decidi tentar dar mais um passo e fui jogar para os juniores do Instituto D. João V onde até tive a oportunidade de jogar pelos seniores na 1ª divisão. Actualmente represento o São João, onde encontrei para além de uma grande equipa, um grupo de amigos com quem se pode contar sempre.

2 – Já jogaste em três clubes e todos de diferentes estatutos e divisões. Quais as principais diferenças entre eles?
Em todos os clubes por onde passei encontrei pessoas que se tornaram minhas amigas. O nível dos jogadores é diferente e a organização também, mas em todos eles me senti bem a jogar e a treinar diariamente e sinto que há sempre algo mais a aprender.


3 – Quais as razões de saíres de um clube da 1ª Divisão para um da 3ª?
Em primeiro pesou o facto de que se ficasse no Instituto seria à partida o 3º guarda-redes, atrás do Internacional A André Sousa e do experiente Pascal, facto que me iria prejudicar, pouco tempo de jogo e por isso pouco ritmo competitivo. Então depois de falar com o mister Nuno Dias achámos que o melhor era ir para uma equipa que estivesse nos Campeonatos Nacionais e onde pudesse jogar regularmente e então a solução foi o Centro Social de São João. Desde já agradeço a confiança depositada em mim, visto não terem referencias de mim. A segunda razão foi a proximidade com a minha casa e o facto de estar a estudar no ISEC aqui em Coimbra, isto também pesou muito na decisão.

4 - Diz-nos um dos momentos mais felizes e dos menos felizes que já viveste no futsal.
O melhor momento foi sem duvida a estreia na equipa sénior do Instituto D. João V na 1ª Divisão Nacional, precisamente no Pavilhão da Luz frente ao Benfica. Um dos piores momentos que vivi foi na selecção de Leiria onde perdi 2 anos consecutivos o título de campeão nacional para a AF Porto.

5 – Como avalias até ao momento a tua primeira época na turma de Pé-de-Cão? Em termos pessoais e colectivos.
Em termos pessoais não me posso queixar. Sabia desde logo que tinha uma forte concorrência, visto que o João Simões era o titular indiscutível da equipa nas 4 épocas anteriores e eu tive a felicidade de agarrar a oportunidade que me surgiu após o João se ter lesionado. Também fui convocado para a selecção sub-21 de Coimbra logo no 1º ano em que joguei em Coimbra. Em termos colectivos encontrei uma equipa com sede de vitórias e com um objectivo claro desde o inicio da época, subir à 2ª divisão nacional (objectivo que está muito perto) e um grupo forte, unido e capaz de lutar contra tudo e contra todos.

6 – Como já disseste, na época passada chegaste a jogar na primeira divisão pelo Instituto D. João V, quais as principais diferenças entre a realidade da 1ª Divisão e da 3ª Divisão?
Eu penso que na 1ª divisão os jogadores têm maior visibilidade e mais reconhecimento pelo facto de existir uma cobertura maior por parte dos meios do comunicação social, no entanto existe bastante qualidade na 3ª divisão onde os jogos são disputadíssimos. O ritmo competitivo, até mesmo ao nível de treino, é muito mais intenso e a cobrança que há de cada interveniente é maior.

7 – Qual é a tua impressão do balneário do São João, principais diferenças?
É um balneário muito forte em que a amizade e o companheirismo são a base de todo o sucesso da época. O S. João faz da “União” a palavra de ordem para levar o projecto para a frente.

8 – O que esperas ainda desta temporada e até onde pensas que pode chegar o Projecto do São João? Esperas continuar por cá?
Para já quero me concentrar em ajudar a equipa a conseguir o principal objectivo da temporada que passa pela subida de divisão. Posteriormente ser campeão da série e disputar o apuramento de campeão e sagrar me campeão nacional na minha 1ª época como sénior. Sobre o futuro nada posso dizer porque temos de viver um dia de cada vez, mas com uma certeza, que se houver vontade de ambas as partes, então cá estarei para o ano.

9 – Qual é a tua relação com os outros guarda redes do São João? E em poucas palavras caracteriza cada um deles.
Quando cheguei fui muito bem recebido por todos mas tive bastante ajuda do capitão Jardel e do João Simões que sempre me incentivou sempre que as coisas corriam menos bem, por isso tenho de lhes agradecer o apoio. Depois aos poucos fui conhecendo melhor todos os restantes colegas e actualmente estou perfeitamente integrado. Quanto aos meus colegas de posto, já trabalhei com quatro este ano, todos eles com qualidades.


João Simões – Companheiro e pronto a ensinar e incentivar; grande coração.
Canhão - Precisa de oportunidades, talvez as encontre noutros clubes.
Ferrão - Ajudou quando foi preciso, grande personalidade.
JP – Um miúdo com futuro na modalidade. Só precisa de trabalho e persistência que as oportunidades surgirão.


11 – Joel, para terminar, deixa aqui uma mensagem aos visitantes deste blog e aos adeptos do São João.
Quero agradecer ao João que decidiu dar me a conhecer aos leitores e a toda a gente que diariamente nos apoia e que vão ver os nossos jogos mesmo quando temos viagens tão longas. Obrigado ao S. João e a todos os seus adeptos.


BI
Nome: Joel Alexandre Marques Branco
Data de Nascimento: 05/04/1990 (20 Anos)
Clubes: ACREDEM(Maçãs de Dona Maria);Instituto D. João V e Centro Social S. João;

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns aos 2 gordos pela entrevista, bem escolhido o entrevistado e bem respondido pelo mesmo às questões feitas...

São João,São João,União

terça-feira, abril 13, 2010 4:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home