domingo, abril 25, 2010
Escolas e Juniores também contribuiram para a festa!!!!

No Sábado de manhã os mais jovens receberam e venceram o Chelo por 5-2, continuando assim a sua caminhada 100% vitoriosa na Taça de Encerramento. Tiago Salgado com 4 golos e Carlos Soares foram os marcadores de serviço. Ficam agora a faltar dois jogos para o final de época, no próximo Sábado a recepção ao União de Coimbra e depois a final de Taça de Encerramento, diante do Norte e Soure.
No Domingo e na ressaca da vitória dos seniores em Cortegaça, os juniores voltaram a golear na Taça Nacional. O campeão da Guarda, Lameirinhas, saiu de Pé-de-Cão derrotado por 7-3 com os marcadores a serem exactamente os mesmos da ronda anterior, Gustavo (4), Carlitos (2) e Fábio Góis. Segue-se a difícil deslocação a Leiria, equipa que nesta ronda foi derrotada pelo outro líder, o AJAB Tabuaço, por 3-2.
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO, NA 2º DIVISÃO!!!!!!

No Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça, a nossa equipa alinhou com:
Cinco Inicial: Joel, Rafa, Jardel (Cap.) (1), André Matos e Zito;
Suplentes: João Simões, Douglas, William, Rúben (1), Cidinho, Gustavo e Zeca.
Marcador: 0-1 (Jardel), 1-1, 1-2 (Rúben), Intervalo.
O São João entrou melhor na partida e acabou por inaugurar o marcador pelo capitão Jardel. O bem organizado Crecor respondeu e acabou por empatar a contenda através de um livre indirecto, após 4 segundos assinalados ao guardião Joel. A equipa de Pé-de-Cão voltou à carga e voltou a colocar-se em vantagem, aproveitando um erro de Zira, que “ofereceu” o golo a Rúben. Ainda antes do intervalo o marcador poderia ter sofrido alterações mas começaram então a aparecer ambos os guardiões, Joel num lado e o jovem Capelas do outro.
No segundo tempo, talvez devido à ansiedade, o São João deixou de realizar uma posse de bola mais constante, o Crecor obrigou a recuar e as oportunidades para o empate aumentaram. Douglas ainda atirou uma bomba à barra mas era na outra baliza que o perigo era maior. O tempo ia passando e ambas as equipas atingiram a quinta falta. Às bancadas chegava a noticia do empate do Bom Pastor o que deixava a subida a apenas um ponto e a festa começou a ganhar contornos. Dentro do campo, Joel não deixou fugir a vitória e com um punhado de boas intervenções deixou os cortegaçenses à beira de um ataque de nervos, nem de dez metros (a 20 segundos do final) Zira conseguiu o golo. Após o apito final a festa foi indescritível, com os muitos adeptos que se deslocaram até ao concelho de Ovar a aplaudirem os atletas. Nova festa está prometida para a próxima semana, na recepção ao FCC Lourosa, num jogo em que o empate garantirá o título da Série B e o bilhete para a discussão do título nacional da 3ª divisão, objectivo que a partir deste fim de semana passa a ser prioritário.
domingo, abril 18, 2010
Infantis, Seniores e Juniores com triunfos importantes!!!
No Domingo, os juniores jogaram em Vale de Cambra para a segunda jornada da Taça Nacional e voltaram a golear. Gustavo com 4 golos, Carlitos com dois e Fábio Góis, foram os marcadores de serviço, colocando assim o São João na liderança da série B a parte do campeão de Viseu, o AJAB Tabuaço, que venceu no Fundão por 0-3. No próximo Domingo (16h), a equipa de João Almeida recebe o campeão da Guarda, o Lameirinhas.
Com a vitória diante do Futsal Azeméis os seniores estão agora a apenas três pontos de confirmar a subida e a 4 de conquistar o título da série B. O jogo da 24ª jornada, diante do Crecor Cortegaça, pode então ser de festa rija para os comandados de Miguel Tente, bastando para tal que vença o encontro em Cortegaça (Sábado às 18h30min).
São João "sambou" rumo à subida!!!!!!
No Pavilhão do Centro Social de São João, a nossa equipa alinhou com:
Cinco Inicial: Joel, Jardel (Cap.), André Matos, Rafa (1) e Zito;
Suplentes: João Simões, Cidinho, Daniel, Rúben (1), Douglas (2), William e Gustavo;
Marcador: 0-0, Intervalo, 1-0 (Rúben), 1-1, 2-1 (Rafa), 3-1 (Douglas), 4-1 (Douglas) e 4-2;
A primeira parte foi de muito respeito entre ambas as formações. A equipa do Futsal Azeméis chegava a Pé-de-Cão na 4ª posição como boas credenciais para complicar a vida ao líder, e assim foi. No primeiro tempo destacaram-se os guarda-redes, se de um lado Inácio tirou o golo a Rafa, do outro Joel mantinha o 0-0 com duas intervenções de qualidade. Perto do intervalo dois lances de duvida, primeiro Joel sai da baliza e choca com um adversário, o árbitro considerou falta do atacante e Gustavo da marca de 10 metros não conseguiu bater Inácio. Pouco depois o mesmo Inácio parece defender com a mão fora da área mas a equipa de arbitragem nada assinalou. O intervalo chegou sem golos.
No segundo tempo vieram finalmente os golos. Rúben partiu os rins a um defesa e bateu Inácio. Os visitantes não baixaram os braços e num ataque em superioridade numérica, o São João perde a bola e acaba por sofrer o empate. Já dentro dos últimos dez minutos, Miguel Tente joga a cartada decisiva, coloca em campo Douglas e Rafa e é entre estes dois que nasce o segundo tento, Douglas faz um passe a rasgar toda a defensiva e Rafa desvia para o golo. O brasileiro, que regressou neste jogo após o traumatismo craniano sofrido diante do Balsa Nova, não se ficou por aqui e em pouco tempo carimbou a vitória com dois golos, o segundo dos quais um autêntico golão, arrancou determinado ainda no seu meio campo e acabou a disparar uma bomba para a baliza de Inácio, que nem conseguiu esboçar uma tentativa de defesa. Os homens de Oliveira de Azeméis ainda arriscaram o quinto homem mas o melhor que conseguiram foi reduzir a desvantagem e apanhar alguns sustos com as tentativas de chapéu do São João.
Em suma, vitória justa mas complicada do São João, diante de um adversário muito complicado, que coloca a nossa equipa a apenas 3 pontos da confirmação da subida e a 4 pontos da conquista do título da Série B. No próximo Sábado, em Cortegaça, a festa poderá ser azul e amarela, pelo que a presença dos nossos adeptos é fundamental. SÃO JOÃO, SÃO JOÃO, QUASE CAMPEÃO!!!!!
segunda-feira, abril 12, 2010
"O São João faz da "União" a palavra de ordem!!!"
O meu blog decidiu dar a conhecer um pouco mais do número 12 aos nossos visitantes e adeptos.

1 - Joel de forma resumida e para os menos atentos ao futsal, descreve-nos a tua carreira até este momento.
Pode-se dizer que a minha carreira ainda é curta no mundo do Futsal, isto porque só comecei a praticar a modalidade com 14 anos na ACREDEM (Maçãs de Dona Maria) onde joguei até ao meu segundo ano de júnior. Nesse mesmo ano decidi tentar dar mais um passo e fui jogar para os juniores do Instituto D. João V onde até tive a oportunidade de jogar pelos seniores na 1ª divisão. Actualmente represento o São João, onde encontrei para além de uma grande equipa, um grupo de amigos com quem se pode contar sempre.
2 – Já jogaste em três clubes e todos de diferentes estatutos e divisões. Quais as principais diferenças entre eles?
Em todos os clubes por onde passei encontrei pessoas que se tornaram minhas amigas. O nível dos jogadores é diferente e a organização também, mas em todos eles me senti bem a jogar e a treinar diariamente e sinto que há sempre algo mais a aprender.
3 – Quais as razões de saíres de um clube da 1ª Divisão para um da 3ª?
Em primeiro pesou o facto de que se ficasse no Instituto seria à partida o 3º guarda-redes, atrás do Internacional A André Sousa e do experiente Pascal, facto que me iria prejudicar, pouco tempo de jogo e por isso pouco ritmo competitivo. Então depois de falar com o mister Nuno Dias achámos que o melhor era ir para uma equipa que estivesse nos Campeonatos Nacionais e onde pudesse jogar regularmente e então a solução foi o Centro Social de São João. Desde já agradeço a confiança depositada em mim, visto não terem referencias de mim. A segunda razão foi a proximidade com a minha casa e o facto de estar a estudar no ISEC aqui em Coimbra, isto também pesou muito na decisão.
4 - Diz-nos um dos momentos mais felizes e dos menos felizes que já viveste no futsal.
O melhor momento foi sem duvida a estreia na equipa sénior do Instituto D. João V na 1ª Divisão Nacional, precisamente no Pavilhão da Luz frente ao Benfica. Um dos piores momentos que vivi foi na selecção de Leiria onde perdi 2 anos consecutivos o título de campeão nacional para a AF Porto.
5 – Como avalias até ao momento a tua primeira época na turma de Pé-de-Cão? Em termos pessoais e colectivos.
Em termos pessoais não me posso queixar. Sabia desde logo que tinha uma forte concorrência, visto que o João Simões era o titular indiscutível da equipa nas 4 épocas anteriores e eu tive a felicidade de agarrar a oportunidade que me surgiu após o João se ter lesionado. Também fui convocado para a selecção sub-21 de Coimbra logo no 1º ano em que joguei em Coimbra. Em termos colectivos encontrei uma equipa com sede de vitórias e com um objectivo claro desde o inicio da época, subir à 2ª divisão nacional (objectivo que está muito perto) e um grupo forte, unido e capaz de lutar contra tudo e contra todos.
6 – Como já disseste, na época passada chegaste a jogar na primeira divisão pelo Instituto D. João V, quais as principais diferenças entre a realidade da 1ª Divisão e da 3ª Divisão?
Eu penso que na 1ª divisão os jogadores têm maior visibilidade e mais reconhecimento pelo facto de existir uma cobertura maior por parte dos meios do comunicação social, no entanto existe bastante qualidade na 3ª divisão onde os jogos são disputadíssimos. O ritmo competitivo, até mesmo ao nível de treino, é muito mais intenso e a cobrança que há de cada interveniente é maior.
7 – Qual é a tua impressão do balneário do São João, principais diferenças?
É um balneário muito forte em que a amizade e o companheirismo são a base de todo o sucesso da época. O S. João faz da “União” a palavra de ordem para levar o projecto para a frente.
8 – O que esperas ainda desta temporada e até onde pensas que pode chegar o Projecto do São João? Esperas continuar por cá?
Para já quero me concentrar em ajudar a equipa a conseguir o principal objectivo da temporada que passa pela subida de divisão. Posteriormente ser campeão da série e disputar o apuramento de campeão e sagrar me campeão nacional na minha 1ª época como sénior. Sobre o futuro nada posso dizer porque temos de viver um dia de cada vez, mas com uma certeza, que se houver vontade de ambas as partes, então cá estarei para o ano.
9 – Qual é a tua relação com os outros guarda redes do São João? E em poucas palavras caracteriza cada um deles.
Quando cheguei fui muito bem recebido por todos mas tive bastante ajuda do capitão Jardel e do João Simões que sempre me incentivou sempre que as coisas corriam menos bem, por isso tenho de lhes agradecer o apoio. Depois aos poucos fui conhecendo melhor todos os restantes colegas e actualmente estou perfeitamente integrado. Quanto aos meus colegas de posto, já trabalhei com quatro este ano, todos eles com qualidades.
João Simões – Companheiro e pronto a ensinar e incentivar; grande coração.
Canhão - Precisa de oportunidades, talvez as encontre noutros clubes.
Ferrão - Ajudou quando foi preciso, grande personalidade.
JP – Um miúdo com futuro na modalidade. Só precisa de trabalho e persistência que as oportunidades surgirão.
11 – Joel, para terminar, deixa aqui uma mensagem aos visitantes deste blog e aos adeptos do São João.
Quero agradecer ao João que decidiu dar me a conhecer aos leitores e a toda a gente que diariamente nos apoia e que vão ver os nossos jogos mesmo quando temos viagens tão longas. Obrigado ao S. João e a todos os seus adeptos.
BI
Nome: Joel Alexandre Marques Branco
Data de Nascimento: 05/04/1990 (20 Anos)
Clubes: ACREDEM(Maçãs de Dona Maria);Instituto D. João V e Centro Social S. João;
Juniores arrancam a ganhar na Nacional!!!
No próximo Domingo joga-se a 2ª jornada, com o São João a deslocar-se ao terreno do Vale de Cambra, que também venceu e de forma expressiva nesta primeira ronda.
No Sábado, os Escolas e os Seniores marcaram o mesmo número de golos em dois derbies… de manhã os mais pequenos foram ao Pavilhão do União de Coimbra vencer por 0-7, como golos de Alexandre Santos (2), Daniel Sousa (2), Tiago Salgado, Diogo Chaves e Jorge Correia. Com esta vitória, a turma de João Simões garantiu praticamente a presença na final da Taça de Encerramento.
À tarde, na Figueira da Foz, os seniores deram mais um passe rumo ao objectivo (ver crónica), e venceram o CRI Alhadense por 4-7, como golos de Gustavo (2), Zito (2), André Matos, Jardel e Rúben. Na próxima ronda mais um jogo importante, em Pé-de-Cão, diante do Futsal Azeméis.
São João "CRIA" tanto que conseguiu!!!!!
No Pavilhão da Escola Secundária Cristina Torres, na Figueira da Foz, a nossa equipa alinhou com:
Cinco Inicial: Joel, Jardel (Cap.) (1), Zito (2), André Matos (1) e Rafa;
Suplentes: João Simões, Geninho, Daniel, Cidinho, Gustavo (2), William e Rúben (1);
Marcador: 1-0, 1-1 (André Matos), 1-2 (Zito), 2-2, 2-3 (Jardel), Intervalo, 3-3, 3-4 (Rúben), 3-5 (Gustavo), 3-6 (Gustavo), 3-7 (Zito) e 4-7.
No segundo tempo as ordens era para fechar de vez a baliza, mas a equipa da casa nunca desistiu e voltou a empatar. Foi então a vez de Rúben assinar o seu golo da ordem e dar o pontapé necessário para embalar o São João para a vitória. Gustavo entrou e pouco depois fez o quinto, sofreu três faltas seguidas e converteu um 10 metros para o 3-6. O CRIA arriscou tudo com o quinto homem e Zito assinou um belo golo de chapéu… já com a festa instalada nas bancadas entre os muitos e incansáveis adeptos de Pé-de-Cão, o resultado foi fechado com o quarto golo dos da casa.
Com a vitória do Bom Pastor e do Covão Lobo também nesta jornada, o São João continua a precisar dos mesmos pontos para carimbar a subida e o título… desta forma, no próximo Sábado em casa, frente ao Futsal Azeméis, só a vitória interessa. São João, São João, União!!!!!!!!