segunda-feira, abril 30, 2007
"Uma Semana Desportiva" no DC!!!!

O Centro Social de São João levou a cabo uma iniciativa subordinada ao tema “Uma semana desportiva”, evento que se destinou aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Durante três dias passaram pelo pavilhão de Pé-de-Cão mais de 320 crianças das escolas do 1º CEB dos Casais, Fala e São Martinho do Bispo.
Tendo como principais objectivos dar a conhecer às escolas e à comunidade a infra-estrutura desportiva existente, proporcionar uma actividade diferente e motivadora às crianças e ainda divulgar o Futsal junto dos mais novos, o professor organizador, João Simões, fez um balanço extremamente positivo dos três dias de actividade, tendo referido que a adesão das escolas foi de praticamente 100% e que, quer os alunos, quer os professores, se mostraram agradados e receptivos a repetir novas iniciativas do género.
João Simões agradeceu a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a organização e implementação desta actividade, em especial a Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo, os alunos estagiários do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária D. Dinis e os vários atletas federados do Centro Social de São João, que durante os 3 dias se deslocaram ao pavilhão para transmitir um pouco dos seus conhecimentos aos mais novos.
Publicado no Diário de Coimbra de 30 de Abril de 2007
Nova vitória: ABC Nelas - 4 CS São João - 5
.jpg)
Marcador: 0-1 (Gustavo), 1-1, Intervalo, 1-2 (Gustavo), 1-3 (Cidinho), 2-3, 2-4 (Gustavo), 2-5 (Gustavo), 3-5 e 4-5;
O jogo iniciou-se numa toada morna, com o São João a priviligiar a posse de bola e o Nelas a jogar fechado e tentando sair em rápidos contra-ataques. Nesta fase destaque para uma grande jogada entre Cidinho e Vitó, com o último a rematar de cabeça para uma grande defesa do guardião caseiro. Ficava dado o aviso para o que estava para chegar, ou seja, o golo da turma de Pé-de-Cão. Gustavo arrancou da linha para o meio e fuzilou autenticamente a baliza do Nelas, não dando quaisquer hipóteses de defesa. A perder a equipa da casa começou a pressionar um pouco mais, passando a criar maiores dificuldades na transição defesa-ataque do São João. Rafa começou a mostrar que estava numa tarde inspirada e foi negando todas as tentativas do Nelas. Já perto do intervalo e aproveitando uma perda de bola, Russo (o melhor dos da casa) fez o empate com um remate cruzado.
Na segunda parte o jogo melhorou com ambas as equipas à procura da vitória. Os árbitros começaram a complicar e a assistência enervou-se, transmitindo esse mesmo nervosismo para as quatro linhas. Gustavo respondeu da melhor forma às "bocas" da bancada e assinou mais um golo, e ainda assistindo Cidinho em bandeja de ouro para o terceiro. Apesar de aparentemente cansados, os jogadores do Nelas nunca deixaram de lutar, e reduziram novamente a diferença. O São João não se enervou e continuava muito eficaz, aumentando em poucos minutos a vantagem para 2-5, com golos do inevitável Gustavo em boas jogadas colectivas. O jogo parecia resolvido mas nada mais enganador. Quando já parecia não ter força para mais, o Nelas ainda reduziu para a margem mínima, colocando a assistência ao rubro. Foi então que a 40 segundos do fim, a dupla de arbitragem resolveu assinalar um penalti por suposto empurrão de Rafa a um adversário. O jovem guarda-redes não ficou nada convencido com a decisão da dupla aveirense e resolveu a partida com uma extraordinária defesa, escrevendo direito por linhas tortas.
Em suma, exibição com qualidade da nossa equipa perante um ABC de Nelas que nunca deixou de lutar e que tem alguns jogadores acima da média. De negativo apenas a tendencia da nossa equipa em nunca conseguir resolver os jogos sem tanto sofrimento, mas o importante mesmo foi a conquista dos três pontos num reduto muito dificil e antes da recepção ao ainda imbatível Freixieiro (Terça-Feira, 1 de Maio, às 17h). Quanto à dupla de arbitragem de Aveiro assinou uma actuação medíocre, com prejuízo para ambas as equipas. Nunca é demais lembrar que não cabe apenas aos treinadores o papel de formadores no desporto, também os árbitros devem ter uma atitude pedagógica para com os atletas, e não me parece que a amostragem de cartões por tudo e por nada seja a atitude mais correcta para a formação destes jovens, podendo muitas vezes ser substituída pelo diálogo, que por ventura terá resultados bem mais satisfatórios.
Primeira Vitoria com Sabor Nacional!!!
.jpg)
No pavilhão do Centro Social São João, a nossa equipa alinhou da seguinte maneira:
Cinco Inicial: Rafa, Vitó(1), Luis Balhau(cap.), Cidinho e Jorge Costa;
Suplentes: Afonso, João Trindade (Nakamura), Ricardo, André, Canelas, Daniel e Gustavo(2);
Marcha do Marcador: 0-1, 1-1(Gustavo), Intervalo, 2-1(Vitó), 3-1(Gustavo);
Após ter sofrido uma pesada derrota no 1º jogo, a equipa do São João entrou motivada, frente a um Beira-Mar bem estruturado. A equipa da casa apostava na troca de bola e nas movimentações rápidas, mas nada parecia surtir efeito, dada a boa exibição do guardião aveirense. Assim, e contra a corrente do jogo, o Beira-Mar volta a insistir num canto estudado e chega ao golo, dando um certo ar de injustiça no resultado, por tudo aquilo que a nossa equipa já havia produzido até ai. A turma orientada por João Simões decidiu então impor mais velocidade no seu jogo e nas suas transições e chegou à igualdade com o golo de meia distância apontado por Gustavo, saído do banco minutos antes. O intervalo acabaria por chegar de seguida, com uma igualdade a um golo.
No reatamento viu-se mais do mesmo, a equipa aveirense remetida ao seu meio-campo e o São João a batalhar pelo golo que acabou por surgir por intermédio de Vitó que deu o melhor seguimento a uma excelente abertura de Cidinho. Apesar de já se encontrar em vantagem, a equipa do São João não diminuiu o ritmo e chegou ao terceiro golo, através de Gustavo, depois de recuperação e passe de Costa. Minutos depois o árbitro deu a partida por terminada não sem antes se ter visto um punhado de grandes defesas de rafa e também dos ferros da baliza da casa. Por fim, uma pequena nota para o excelente apoio por parte dos adeptos do São João, que nos apoiaram do princípio ao fim.
.jpg)
Agora, o próximo encontro irá pôr frente a frente o Centro Social São João e o ABC Nelas, num encontro em que se espera a vitória da turma de Pé-de-Cão. Força miúdos!!!!
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO, UNIÃO!!!
sexta-feira, abril 27, 2007
Seniores: Arguedeira - 4 São João - 4

Cinco Inicial: João Simões, Geninho (1), Rafa, Nélson e João Teixeira (1);
Suplentes: Bruno Guardado (C) (1), Jardel, José Bandeira (1) e Paulo Rodrigues;
Marcador: 0-1 (João Teixeira), Intervalo, 1-1, 2-1, 2-2 (José Bandeira), 2-3 (Bruno), 2-4 (Geninho), 3-4 e 4-4;
A primeira parte foi má demais para ser verdade. O São João mostrou-se estranhamente precipitado, sem tranquilidade e a cometer demasiados erros de marcação que poderiam ter ditado um resultado bem diferente ao intervalo. Mesmo assim, e fruto de um erro de comunicação entre o guarda-redes da casa e um defesa, surgiu o único golo do 1º tempo, da autoria de João Teixeira, oportuníssimo a desviar para a baliza.
Ao intervalo o mister Arlindo procurou espicaçar a equipa mas a exibição continuou pálida, sem chama, o que fez com que o Arguedeira nunca deixasse de acreditar que era possível a reviravolta. E assim foi, em poucos minutos virou o marcador para 2-1, em dois lances em que a defesa de Pé-de-Cão ficou a ver jogar. A nossa equipa procurou responder de imediato mas esbarrou no jovem guarda-redes da casa, que realizou uma belíssima exibição (tal como havia acontecido na 1ª volta). A entrada de José Bandeira em campo acabou por ser o ponto de viragem no encontro. Pouco depois de tocar pela primeira vez na bola, o número 5 concluiu da melhor forma um passe de Geninho e despertou a nossa equipa. O capitão Bruno assinou o 3º tento e incendiou as bancadas, com os adeptos da casa a virarem-se contra a plateia que apoiava o São João. Geninho ainda aumentou para dois golos a vantagem do São João, mas foi então que o clima adverso e a pressão da bancada fez com que a dupla de árbitros começasse a assinalar tudo o que era quedas. Rapidamente ambas as equipas atingiram a 5 falta e o São João poderia ter silenciado a partida, mas José Bandeira não conseguiu bater o guardião caseiro.

Em suma, exibição muito fraca da nossa equipa que acusou a desmotivação de já não poder lutar pela subida, também a longa viagem não terá ajudado e a arbitragem muito menos, mas podíamos e deveríamos ter feito muito melhor. Resta-nos terminar o campeonato com uma vitória em casa frente à Oliveirense, no próximo dia 5 de Maio, conquistar a melhor classificação de sempre do São João nos nacionais é o grande objectivo.
segunda-feira, abril 23, 2007
"UMA SEMANA DESPORTIVA"
Convocatória para Arguedeira!!!
domingo, abril 22, 2007
Juniores: Freixieiro - 7 São João - 2

Acabou o sonho!!!!!
No Pavilhão do Centro Social de São João, a nossa equipa alinhou com:
Cinco Inicial: João Simões, Pichel, Rafa, Vitó e Rúben Fonseca (1);
Suplentes: Hugo Marques, Geninho (1), Bruno Guardado (C), Jardel (1), João Almeida, João Teixeira e Nélson Fonseca;
Marcha do Marcador: 1-0 (Rúben), Intervalo, 2-0 (Geninho), 2-1, 2-2 (a.g. Nélson), 2-3, 3-3 (Jardel) e 3-4;
Separadas por apenas um ponto na tabela, este jogo era decisivo para ambas as equipas na luta pela subida. Desta forma, a primeira parte foi muito táctica, com as equipas a não arriscarem e demonstrando respeito mútuo. No equilíbrio predominante emergiu o talento de Jardel e Rúben, que construíram o primeiro golo do encontro. Até ao intervalo mais algumas oportunidades para ambos os lados, bem anuladas pelos guardiões.
Na segunda parte o Crecor manteve-se a arriscar pouco, jogando apenas no erro adversário. O São João anulava bem o pivot adversário e apostava no contra-ataque. Geninho roubou a bola em zona frontal, correu para a baliza e “picou” a bola sobre o guarda-redes, assinando mais um grande golo. A perder por 2-0 a equipa de Cortegaça arriscou finalmente um pouco mais. Subiu a pressão e começou a aproximar-se com mais perigo da baliza de João Simões. O São João podia ter silenciado o jogo mas acabou por ser o Crecor a reduzir após uma perda de bola. O técnico Arlindo Matos pediu um minuto para acalmar as hostes, mas pouco depois do recomeço, um lance infeliz de Nélson ditou o empate. O São João procurou então atingir de novo a vantagem e por várias vezes podia ter conseguido. Num lance em que por 3 vezes a bola foi defendida pelo guardião visitante, sobrou para um jogador do Crecor, que lançou um contra-ataque fulminante, 2-3 já dentro do último minuto de jogo. O São João arriscou no 5x4 e Jardel disparou uma bomba para o empate, faltavam 12 segundos. Bola ao meio campo, recuperação e perda de bola do capitão Guardado, novo contra-ataque e o golo da vitória da equipa de Cortegaça, mantendo-a na luta pela subida e terminando com o sonho da nossa equipa.
O objectivo principal da temporada foi cumprido mas ficamos com a sensação que em condições normais teríamos tido todas as condições para subir, mas os erros de inexperiência pagam-se caros e só temos de aprender com eles. Agora resta-nos dignificar a camisola e lutar pelo melhor lugar possível, para isso é fundamental vencer os dois jogos que faltam.
Destacar pela negativa o comportamento dos adeptos que se deslocaram de Cortegaça, que em nada se compara ao dos jogadores que apoiam, que na sua maioria souberam vencer.
sexta-feira, abril 20, 2007
1º Jornada da Taça Nacional de Juniores
Convocados: Afonso, João Trindade, André, Ricardo, Cidinho, Gustavo, Daniel, Canelas, Costa, Rafa, Balhau e Vitó.
quinta-feira, abril 19, 2007
CS São João vs Crecor Cortegaça
sábado, abril 14, 2007
Novasemente - 3 CS São João - 7

Cinco Inicial: João Simões, Pichel (1), Vitó (1), Geninho (1) e Rafa;
Suplentes: Afonso, Tiago Teixeira, Bruno Guardado (C) (1), Jardel (1), Paulo Rodrigues, Nélson e Rúben (2);
Marcha do Marcador: 0-1 (Geninho), 0-2 (Vitó), 0-3 (Pichel), 1-3, 2-3, 2-4 (Rúben), Intervalo, 2-5 (Jardel), 2-6 (Rúben), 2-7 (Bruno) e 3-7;
A nossa equipa entrou muito forte no encontro e cedo ganhou uma vantagem confortável no marcador. Primeiro Geninho concluiu com êxito um canto estudado, depois Vitó com um remate ao ângulo e Pichel aumentaram a vantagem. Com tantas facilidades iniciais a nossa equipa desconcentrou-se e permitiu a resposta aos homens da casa, que nunca viraram a cara à luta e conseguiram dois golos, desperdiçando ainda mais algumas oportunidades para empatar o encontro. Antes do intervalo, Rúben aproveitou uma perda de bola e regressou aos golos.
Ao intervalo foi pedido maior concentração, empenho e incentivo aos homens de Pé-de-Cão e o que é certo é o inicio da segunda parte decidiu a partida. Jardel fez o 2-5, Rúben bisou e o capitão Bruno também deixou a sua marca. Até ao final o São João podia e devia ter conquistado uma vitória mais expressiva, tendo mesmo desperdiçado três livres de 10 metros e mais umas quantas oportunidades claras de golo. Já nos últimos minutos de jogo, e quando jogava com guarda-redes avançado, o Novasemente reduziu para 3-7. Houve ainda tempo para a estreia do guarda-redes Afonso, um dos campeões distritais de Juniores.
quinta-feira, abril 12, 2007
Convocados para "plantar" a Novasemente!!!!!
terça-feira, abril 10, 2007
Jogo Treino: Académica - 7 São João - 2
sábado, abril 07, 2007
sexta-feira, abril 06, 2007
Em busca da "dobradinha"!!!!
Após a última jornada do campeonato, com a vitória em Lordemão (jogo da festa do título), os juniores do São João voltaram-se para outro objectivo, a conquista da taça AFC. Após a vitória na 1ª mão por 4-2 em Penacova, a nossa equipa ganhou novamente, desta feita por claros 9-2.
No Pavilhão do Centro Social de São João, a nossa equipa alinhou com:
Cinco Inicial: Afonso, Gustavo (3), Vitó, Canelas (1) e Cidinho (2).
Suplentes: Daniel (C) (3), Jorge Costa e João Trindade (“Nakamura”);
Marcador: 1-0 (Canelas); 2-0 (Gustavo); 3-0 (Daniel); 3-1; 4-1 (Cidinho), Intervalo, 4-2; 5-2 (Gustavo); 6-2 (Gustavo); 7-2 (Daniel); 8-2 (Daniel); 9-2 (Cidinho);
O São João dominou o jogo por completo, cometendo alguns erros que valeram os 2 golos da equipa adversária. O Miro apresentou-se com uma estratégia muito defensiva, o que dificultou o aparecimento do primeiro golo. A "nossa" equipa foi para o intervalo a ganhar por 4-1.
No regresso para a segunda parte sabia-se que a vitória não escaparia, mas era preciso marcar mais golos. Assistiu-se a um festival de desperdício por parte da "nossa" equipa, mas mesmo assim o resultado chegaria aos 9-2. Faltou o tão desejado golo da estrela da companhia ("Nakamura").
De notar as várias ausências no plantel para este jogo, desde logo o capitão Luís Balhau (por lesão), do guarda-redes Rafa, Ricardo e André por se encontrarem de férias. Também digno de destaque o "atraso" do Mister João Simões, mas desculpável devido ao seu estado de saúde...
Autor: Luís Balhau